Chegou a hora de ir para a escola. E agora?

Betina Haubrich . Psicóloga e Consultora do sono infantil . Contato@betinasonoinfantil.com.br

Início de ano é época de voltar às aulas. Para muitas crianças, reencontrar os colegas e professores é uma grande alegria. Outras, porém, podem sofrer com a ideia de ficar longe de casa e dos pais. E se o seu filho está passando por essa experiência pela primeira vez, é preciso alguns cuidados para escolher a escola ideal e tornar a adaptação à nova rotina mais tranquila.
Na hora de escolher a escola onde seu filho irá estudar, é importante verificar o projeto pedagógico, se a instituição oferece alimentação adequada e se o ambiente está seguro e limpo, com acesso à luz solar. É fundamental que você se sinta bem no ambiente e participe das reuniões e dos demais processos dessa fase tão linda do aprender.
Lembre-se: muitas vezes esse momento pode ser mais difícil para os pais do que para as crianças. E claro, cada criança tem seu tempo de adaptação, mas existem atitudes que você pode tomar para facilitar esse processo. É importante dar tchau antes de sair e não ir embora escondido. Explique que a mãe vai, mas volta. Leve junto o naninha e a chupeta, que irão funcionar como uma extensão dos pais e remetem ao conforto familiar. Sempre converse e explique o que vai acontecer. A criança sente como estamos. Assim, se estivermos seguros com a escola e os professores, a criança vai ficar bem na escola, mas se sentir nosso medo, terão a mesma reação.
E não podemos esquecer da rotina de sono mesmo na escola. Por isso, dê preferência ao turno da manhã, se possível, para que seu filho faça a melhor soneca em casa após o almoço (isso para as crianças que já fazem uma soneca). Para os alunos da tarde, como muitas escolas não oferecem soneca, é preciso dormir antes de ir. Confira como é o ambiente de sono da escola, se há um ambiente separado e se a escola oferece soneca no momento que a criança precisar e não somente como um padrão. Muitas vezes a criança ainda precisa de duas sonecas e a escola só oferece uma depois do almoço.
Também é importante cuidado para não fazer sonecas ao chegar em casa, por volta das 17h30. Nesse caso, se preciso, adiante o ritual noturno ou dê um banho ou a janta ao chegar, para aguentar melhor nesse momento. Lembre que uma soneca nesse horário certamente trará problemas para o ritual noturno. E tente seguir a rotina escolar nos finais de semana, com os mesmos horários de alimentação e soneca. Com certeza, observando esses detalhas, ir para a escola será uma alegria.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: