Como está a sua saúde mental?

Scarleth Nardes . psicóloga . scarlethnardes@gmail.com

Um novo ano iniciou e com ele a Campanha Janeiro Branco se faz presente para nos lembrar a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde mental. Não é por acaso que o mês de Janeiro foi escolhido para nos conscientizar, visto que representa, culturalmente e simbolicamente, um momento que muitas pessoas aproveitam para refletir a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos, da sua saúde, dos projetos e objetivos que desejam alcançar.
Infelizmente a saúde mental ainda é alvo de preconceito na sociedade em que vivemos, na qual buscamos demonstrar que estamos sempre bem e a procura por ajuda profissional é considerada um sinônimo de fraqueza. A ausência de conhecimento acerca dos transtornos mentais devido ao tabu, interditam a circulação da informação, o que é importante para evitar novas ocorrências de suicídio, por exemplo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com algum tipo de transtorno mental tem aumentado de maneira exorbitante. Sendo a depressão um dos transtornos mais comuns nos dias de hoje, acometendo aproximadamente 300 milhões de pessoas. Além das questões individuais, fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais também podem ocasionar desequilíbrio emocional.
Por essa razão, as meditas de prevenção são imprescindíveis, deste modo a Campanha Janeiro Branco dedica-se a promover a psicoeducação das pessoas e das instituições, combatendo assim o adoecimento emocional, através de debates e planejamento de ações em prol de sua saúde mental. Mas afinal, como podemos manter nossa saúde mental em dia?
Segundo o Ministério da Saúde, algumas dicas são essências, tais como: Manter sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida; Aceitar-se e às outras pessoas com suas qualidades e limitações; Evitar consumo de álcool, cigarro e medicamentos sem prescrição médica; Não usar drogas; Praticar sexo seguro; Reservar um tempo para o lazer, a convivência com os amigos e com a família; Manter bons hábitos alimentares, dormir bem e praticar atividades físicas regularmente.
Lembre-se: Cuidar da saúde mental é buscar autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias para lidar com as situações adversas da vida. Seja protagonista da sua vida, recomece quantas vezes forem necessárias! Construa uma nova história em 2020, e ressignifique o que já passou! Nos ajude a promover a sua saúde mental e a dos outros! E não tenha vergonha de pedir ajuda!

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: