Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar

Sara Raupp Gomes . Engenheira Ambiental e Sanitarista . CREA RS 226100 Mestranda em Qualidade Ambiental . sara.raupp@gmail.com

A questão da geração de lixo (ou resíduos sólidos) é algo cada vez mais comum e recorrente em nosso dia a dia. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), em 2018 foram gerados 79 milhões de toneladas de lixo no Brasil. Se destinado de forma incorreta, estes resíduos podem ser danosos ao meio ambiente e a saúde humana.
Essa produção cada vez maior de resíduos faz com que sejam necessários novos hábitos e costumes em busca de um planeta mais sustentável. Uma das ações é a prática dos 5Rs da sustentabilidade (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar). Essa prática consiste em cinco ações para a redução da geração de resíduos, através de mudanças de hábitos e de comportamentos de cada um, buscando uma conscientização ambiental. A definição de cada um das ações são as seguintes:
Repensar: promove uma reflexão sobre a real necessidade de aquisição de um determinado produto. Avalie se a compra não está sendo feita por impulso, ou se pode reaproveitar algo que já possui.
Recusar: consiste em não aceitar produtos que possuam um significativo impacto ambiental. Prefira produtos que tenham embalagens recicláveis, biodegradáveis ou reaproveitáveis, assim como dê preferência a empresas que tenham compromisso com o meio ambiente e que buscam novas tecnologias para reduzir o impacto de seus produtos ao meio ambiente.
Reduzir: reduza o seu consumo. Prefira produtos com qualidade e que possuam maior durabilidade. Além disso, compre somente o necessário. Consequentemente, estas atitudes farão com que a quantidade de resíduos gerados seja reduzida.
Reutilizar: consiste na ampliação da vida útil dos produtos, com aumento da sua durabilidade e dando novas funções e usos a diferentes materiais. Isso traz inúmeros benefícios, além de diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros.
Reciclar: é o processo de transformação de materiais usados em novos produtos, visando a sua reutilização. Com a reciclagem, são economizados recursos naturais e energia, assim como reduzida a poluição ambiental e prolongada a vida útil dos aterros sanitários. Assim, pratique a coleta seletiva e contribua com a redução dos impactos ambientais do consumo. Faça a sua parte e incentive a todos na sua volta a fazer o mesmo!

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: