Adaptação escolar, o medo do novo

Josiane Pires – Psicóloga do NAP -CRP: 07/30151

Não há uma receita de bolo quando o assunto é adaptação escolar, o processo é muito subjetivo e vai depender da idade dessa criança e de como ela lida com essa separação dos pais/cuidadores por um período de tempo. O mais importante é conversar com ela, esclarecer as suas dúvidas e encorajá-la a enfrentar este novo desafio que é o ano letivo; e ainda, deixar ela segura que ao final do dia voltará para casa com os pais (principalmente para os menores). Vale advertir que deixar a criança na escola e sair escondido, ou qualquer outra forma de enganação não é saudável, nem recomendável, pois podem surgir inúmeras fantasias errôneas sobre onde os pais estão e se eles vão voltar.

Falando das crianças menores é necessário que os responsáveis entendam que o choro é normal no período de adaptação, ele ocorre pela angústia da separação e não por uma recusa em relação à escola. Até porque quando os responsáveis estão tomados de medo e consideram a escola um sofrimento, a criança capta isso.

É também importante que este adulto conheça a escola do seu filho, conheça os seus professores e equipe diretiva, para que família e escola possam fortalecer vínculos, suprindo medos naturais e estimulando mutuamente a autonomia e independência da criança. Esta atividade de conhecer a escola antes de iniciar o ano letivo pode ser feito junto com a criança, quantas vezes forem necessária para que esta sinta confiança no novo local que irá frequentar, e para as crianças mais velhas a compra do material escolar, por exemplo, como um ato feito em família também pode trazer benefícios se o caso for uma troca de escola, o que também é uma adaptação.

Por fim, vale lembrar que as crianças entram na escola para conhecer o mundo, para conhecer a si, para conhecer o outro, para viver com o outro, o conviver em sociedade.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: