Luciana Villa Real – Nutricionista Holistica . luvillareal@gmail.com
Cada estação do ano possui atributos ou características que causam mudanças diretas na fisiologia humana. O outono é a estação em que o clima começa a ficar mais seco e a temperatura mais amena com ventos mais intensos e dias mais chuvosos. Por isso, o ideal é fazermos uma dieta com comidas mais quentes e nutritivas.
Devemos consumir:
– raízes: cenoura, beterraba, batata-doce, inhame, aipim. Devem ser preparadas, preferencialmente, cozidas e temperadas com especiarias mais quentes, como canela, cravo e gengibre
– alimentos com sabores adocicados: leite, ghee, ovos, grãos, arroz, aveia, frutas doces, castanhas, peixe, frango, óleos, azeites, sementes (abóbora, gergelim, girassol), mel, açúcares;
– alimentos com sabores salgados: sal, shoyu, peixes de água salgada, carne de sol;
– alimentos com sabores azedos (ácidos): frutas cítricas, iogurtes, queijos amarelos, tomate, picles, vinagre, vinho;
– chás de frutas, ervas e especiarias de qualidade doce e levemente picante;
Procure diminuir, o quanto possível, sal, açúcar e alimentos industrializados. Também é importante evitar os sabores amargo (encontrado no café, rúcula, espinafre, couve, repolho) e adstringente (encontrado na soja, tofu, maçã verde, romã, chás pretos), bem como reduzir o sabor picante (alho, mostarda, pimentas, condimentos em geral).
O outono nos convida a diminuirmos o ritmo da vida, ficar mais em silêncio – ótima época para começar a meditar – e evitar excessos de qualquer tipo.
Auto massagem com óleo faz parte de uma rotina diária de autocuidado, e no outono o óleo indicado é o de gergelim. O ideal é fazer pela manhã, mas para quem sofre de insônia, uma boa opção é fazer à noite, antes de dormir.
Que esta nova estação seja de muita saúde para todos!