Karine Tonial . Graduanda em Educação Física . k.tonial@gmail.com
A musculação é uma das modalidades mais versáteis e procuradas disponíveis no mercado. Aumento de massa muscular, emagrecimento, aprimoramento ou desenvolvimento de condicionamento físico, resistência e performance são alguns dos objetivos que podem ser alcançados quando uma pessoa inicia esta prática. E como fazer para que esses objetivos possam ser alcançados de maneira eficaz?
Ao realizar os movimentos, muitas pessoas possuem dificuldade em explorá-los de maneira correta. Trabalhar com a carga e a intensidade adequada, manter o intervalo necessário, priorizar a amplitude de movimento e a cadência além de seguir adequadamente o tipo de metodologia prescrita pelo professor são os principais pontos a serem avaliados.
Um bom resultado não é fácil de obter, precisa de muita persistência, determinação e paciência. Quando um ou mais de um desses requisitos não são realizados da forma adequada acaba afetando nosso desempenho, podendo retardar ou regredir o tão esperado resultado. A ativação muscular, por exemplo, só é bem atingida quando priorizamos a amplitude dos movimentos e a carga adequada para o exercício. A recuperação muscular é fundamental para mantermos os músculos capazes de fornecer o seu melhor desempenho ao longo do treino, o que resultará em melhor desempenho e nos aproximará com maior eficiência de nossos objetivos. Além disso, esses pontos contribuem para evitar possíveis lesões causadas por carga excessiva ou movimento mal realizado. A receita é simples, é necessário aliar esses fatores com muito empenho, dedicação e foco. Todos esses elementos citados são exclusivamente dependentes da maneira com que você os realiza para alcançar. E se você realmente se dedicar e praticar da forma correta, você vai conseguir! Só não esqueça: todo e qualquer exercício deve ser prescrito e supervisionado por um profissional competente.