Tempo de Covid-19 e o período de Alfabetização

Suzana M. Raupp – Psicopedagoga Clínica – Pedagoga. f. 984066725

Estamos em fase de Pandemia. Na  fase de alfabetização é o tempo que a criança está construindo sua competência para a leitura e a escrita. É um período muito importante, vai além da estimulação, precisando de meios técnicos.

A complexidade da escrita é, por certo, uma fonte de dificuldades para a criança aprender. Pois é na descoberta dos fonemas o princípio da compreensão. Ler e escrever vai além de conhecer as letras e juntá-las.

Durante o processo da aquisição da leitura e escrita, o indivíduo passa por uma remodelação de seus circuitos neuronais. Quando isso ocorre os sistemas funcionais preexistentes amadurecem levando a aquisição da linguagem escrita, a percepção sensorial, motricidade corporal, linguagem oral, a memória e a atenção passam a funcionar juntos de modo cooperativo para desempenhar uma nova função. Para se chegar nesse resultado muitos são os caminhos que levam a perceber e compreender.

Para uma criança em fase de alfabetização, a estimulação da leitura de histórias infantis, é essencial para o sucesso do desenvolvimento da linguagem. A exposição aos livros ajuda a criança começar entender as convenções de letra impressa, como se fala e como representa na escrita. Começa internalizar as diferenças estruturais entre a linguagem escrita e a linguagem oral.

O reconhecimento das palavras depende da estimulação no processamento fonológico, ortográfico e semântico que acontece de forma integrada, onde garante a automaticidade no ato de aprender.

Nessa etapa de alfabetização, todas as estratégias processamento ortográficos que estimulam a decodificação automática das palavras, se dá por meio do fortalecimento das associações grafema e  fonema para a leitura das palavras.

Essa reflexão é para perceber que nem sempre, os pais estão preparados para estimular e ter as estratégias pedagógicas.

Nesse tempo de pandemia devemos olhar para os filhos, perceber o que eles já sabem, o que nos mostram e do que querem saber. Com as informações percebemos seu conhecimento de como interagem com seu jeito de aprender. Não ir além do que são capazes.

O aprender se dá quando as conexões acontecem.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: