Sua roupa pode estar envenenada!

CÍNTIA MEISTER . BIÓLOGA / DIRETORA GERAL DA PINHA ORIGINALS .
http://www.pinhaoriginals.com.br

Uma grande tendência está invadindo o mundo: a procura por produtos orgânicos. No ramo da nutrição já é possível ver um grande crescimento na procura de alimentos orgânicos. Em contrapartida, na moda, esse assunto ainda é pouco falado e pouquíssimas marcas investem nesse tipo de material.
Roupas feitas com o algodão de lavouras tradicionais podem ser extremamente agressivas ao ambiente, aos animais e aos agricultores, pois trazem substâncias químicas. Estudos realizados com peças de algodão tradicional utilizadas por grandes marcas, mostraram que diversas substâncias, dentre elas, vários agrotóxicos, permanecem presentes no fio do algodão mesmo depois de 10 lavagens.
O algodão orgânico é uma solução para diminuir este problema comparado ao algodão convencional. O cultivo orgânico é um sistema que preza pela saúde do solo, dos ecossistemas e das pessoas. Preserva a saúde do solo graças à utilização do sistema de rotação de culturas, ou seja, alterna espécies vegetais numa mesma área agrícola, de modo que, os nutrientes do solo não se esgotem, mantendo o solo sempre saudável, descartando assim, a necessidade de fertilizantes sintéticos.
Neste tipo de sistema não há uso de pesticidas, pois as pragas são combatidas com a inserção de espécies predatórias benéficas ou com outros tipos de plantas, que atraiam mais as pragas do que o algodão, deste modo os agrotóxicos são desprezados.
Além do benefícios ao meio ambiente, uma produção sem a utilização de agrotóxicos é mais respeitosa e segura para os trabalhadores envolvidos no cultivo do algodão, pois evita o contrato com substâncias químicas cancerígenas.
O tecido que provém deste sistema, por não ter contato com substâncias tóxicas, torna-se um produto com menos tendência para causar complicações como alergias.
A economia de água é outro fator importante quando falamos em cultivo de algodão orgânico. Pelo o uso da rotação de culturas, o solo se mantém rico e fértil, o que faz com que haja mais matéria orgânica, com isso há uma maior retenção de água do que o normal. Essa maior retenção de água faz com que o consumo de água reduza consideravelmente.
A produção de algodão orgânico é mais cara, porque assim como outros produtos orgânicos, tem uma produção que precisa ser mais vigiada e com um tempo de cultivo maior, já que não se utiliza agrotóxicos.
Mas um grande benefício deste tipo de produção é o conceito de sustentabilidade. Isso porque, além de trazer uma fonte de renda para as pessoas que trabalham colhendo o algodão orgânico sem se envenenar, também é benéfica ao planeta, que fica livre de mais agrotóxicos.
Use roupas feitas com algodão orgânico! Invista em peças que você saiba a origem e todo o processo de desenvolvimento do produto, deste as pessoas envolvidas na plantação até os resultados e consequências deixadas para as futuras gerações.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: