5 Dicas para uma cozinha bem projetada, eficiente, confortável e bonita

Arq. Renan Spengler . Umanize Arquitetura . contato@umanizearq.com

As cozinhas contemporâneas estão em constante evolução. Considerado um dos ambientes principais de uma residência, seja ela casa ou apartamento, precisam ser bem projetadas e proporcionar às pessoas um ambiente que seja prático e cumpra seu papel funcional em harmonia com os outros espaços da sua residência.

Pensando nisso, vamos passar a vocês 5 dicas fundamentais para uma cozinha bem projetada, eficiente, confortável e bonita.

1 – A cozinha precisa estar com seus compartimentos definidos e segmentados, para que se tenha uma fácil organização e lógica, otimizando o seu tempo. Espaço para armazenamento de comida e produtos que serão utilizados no preparo das refeições, armazenamento de louças e utensílios, local de limpeza dos utensílios utilizados, preparação dos alimentos e a cocção, onde será feito o cozimento.

2- O projeto precisa ser pensado de tal forma a separar a refrigeração dos produtos, com o espaço de preparação e limpeza, do espaço de cozimento. Dessa forma cada setor consegue obter sua máxima performance e não interferir nas temperaturas.(um fogão próximo a geladeira, acaba afetando o desempenho de ambos, aumentando o consumo e tirando a sua eficiência).

3- Os materiais utilizados precisam estar em harmonia com os demais ambientes. Cores escuras são mais indicadas em ambientes maiores e as cores claras, indicadas para ambientes pequenos. O vidro é um material que proporciona uma amplitude do seu espaço. Tons amadeirados criam a sensação de conforto. Granito, basalto polido, silestone, indicados para ambientes de limpeza e impermeabilidade. Além de detalhes em porcelanato, cerâmicas, que evidenciam uma estética para o local.

4- A iluminação precisa estar bem definida e pode ser pensada de diferentes situações, seja uma iluminação direta, para uma luz mais geral; luzes indiretas, com LEDS embutidos no próprio móvel para uma iluminação mais suave e focada no preparo e manuseio dos alimentos, além de pendentes em bancadas para as refeições.

5 – As alturas das bancadas, precisam estar alinhados a altura média das pessoas que utilizarão o ambiente. Uma altura de bancada incorreta, traz consigo problemas na coluna e esforço desnecessário. O acesso aos armários aéreos precisam estar ao alcance das mãos, evitando que se tenha armários bonitos, porém inacessíveis ou que precisam de um banco auxiliar para que sejam resgatados. A profundidade das bancadas e principalmente dos armários aéreos, para que não haja uma batida e prejudique a função principal da cozinha. Existem muitos outros detalhes que são importantes e precisam ser levados em consideração, por essa razão, o profissional adequado e especialista no assunto, consegue te atender da melhor forma possível e adequar todas as suas necessidades. Espero que tenham gostado dessas 5 dicas e se tiverem dúvidas, podem entrar em contato conosco.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: