EQUILIBRANDO OS CHAKRAS ATRAVÉS DOS ALIMENTOS

Luciana Villa Real . Nutricionista Holística . luvillareal@gmail.com .

Os chakras são centros de energia, localizados ao longo da coluna vertebral, representando os diferentes aspectos da natureza sutil do ser humano. Cada um dos sete chakras principais tem uma vibração diferente, por isso cada um é representado por uma cor e som (mantra) diferentes, tendo também elementos específicos (terra, fogo, água, ar e éter).

Quando os chakras estão em equilíbrio, a energia flui pelo nosso corpo livremente, nos mantendo alegres, com energia e saúde. Porém, quando um chakra está vibrando em excesso ou menos do que deveria, nosso corpo fica em desequilíbrio, podendo gerar alterações emocionais, psíquicas, problemas de saúde e queda de vitalidade.

Podemos (re)equilibrar os chakras de várias maneiras, uma delas é com a alimentação. A seguir, falarei sobre cada chakra e os principais alimentos para equilibrá-los.

Chakra básico – “a raiz”. Elemento: terra. Localizado na base da coluna dorsal, sua cor correspondente é o vermelho e, neste centro, são ativadas a vida e a força.

Quando equilibrado, nos torna conscientes do momento presente e conectados com nosso corpo físico.

Alimentos: maçã vermelha, cranberry, framboesa, amora, goji berry, cereja, beterraba, radicchio, morango, tomates, pimentão vermelho, nectarina, melancia, hibisco, romã e outros alimentos naturais com a coloração avermelhada.

Chakra umbilical – “o fluxo”. Elemento: água. Localizado logo abaixo do umbigo, sua cor correspondente é o laranja. Representa as glândulas reprodutivas, possui as características criativas de quem você é e de seu crescimento, assim como suas ideias e emoções.

Quando em equilíbrio, a pessoa tem uma autoestima equilibrada, sabe lidar de forma segura com os sentimentos, consegue aproveitar e apreciar os prazeres da vida.

Alimentos: laranja, cenoura, pêssego, tangerina, abóboras, damasco, manga, nectarina, açafrão, mamão, mandarina, maracujá, batata-doce, laranja, canela e outros alimentos naturais que tenham a coloração alaranjada.

Chakra do plexo solar – “o fogo”. Elemento: fogo. Localizado na cavidade abdominal, acima do umbigo e perto do estômago, sua cor correspondente é o amarelo. É por esse centro de energia que nos relacionamos de forma ativa com o mundo e com as pessoas a nossa volta. Através dele nossa energia emocional flui para o exterior.

Representa o sistema digestivo e tem as características do fogo, poder, transformação e energia de quem você é.

Alimentos: pera, banana, abacaxi, melão, gengibre, limão siciliano, milho, pimentão amarelo, carambola, mandioquinha, batatas, abóbora amarela e outros alimentos naturais que tenha, a coloração amarela.

Chakra cardíaco – “o amor”. Elemento: ar. Localizado no centro do peito, na altura do coração. Sua cor correspondente é o verde. A glândula correspondente é o timo, que tem a função de fortalecer o sistema imunológico.

O chakra do coração guarda nele o poder emocional, a esperança, a confiança, a entrega, a aceitação, a inspiração, a compaixão e a habilidade de dizer sim para a vida.

Alimentos: abacate, aspargos, agrião, couve, alface, espinafre, brócolis, pepino, vagem, lentilha, feijão moyashi, couve-flor, acelga, kiwi, maça verde, limão, ervilha, spirulina, chá verde, orégano, manjericão, alecrim, coentro, hortelã e outros alimentos naturais na coloração verde.

Chakra laríngeo – “a verdade”. Elemento: éter. Localizado na garganta, sua cor correspondente é o azul celeste. Está relacionado à comunicação, expressão, voz, autenticidade, concretização.

Em equilíbrio, a energia presente na comunicação flui de uma forma harmoniosa. É aqui também que entramos em contato com nossa voz interior e com a escuta.

Alimentos: mirtilos, amoras, algas marinhas, vegetais marinhos são os alimentos que mais se assemelham a cor desse chakra.

Chakra frontal – “o insight”. Elemento: todos os elementos. Localizado na testa, entre as sobrancelhas. Sua cor é o azul índigo. Está relacionado à glândula pituitária ou hipófise. Cuida do lobo frontal, representa nossa lógica, ideias, raciocínio, aprendizagem, intuição. Também está ligado à saúde dos olhos e nariz.

Equilibrado, proporciona clareza mental e criatividade.

Alimentos: blueberry, figo, uva roxa, cebola roxa, jabuticaba, ameixas, berinjela, batata roxa e outros alimentos naturais que tenham a coloração azul índigo.

Chakra coronário – “o espírito”. Elemento: todos os elementos. Localizado no topo da cabeça, bem no centro. Representado pelas cores branco e violeta. Energiza o cérebro e está relacionado à consciência e à produção de serotonina (sono, apetite, humor), além da nossa porção espiritual, fé e evolução.

Em equilíbrio, promove elevação da consciência.

Alimentos: couve-flor, cebola, cogumelos, inhame, coco, óleo de coco, semente de gergelim, nabo e outros alimentos naturais na coloração branco e violeta.

Gostaria de aprofundar mais nesse assunto? Nos atendimentos de Nutrição Holística realiza-se uma avaliação personalizada, incluindo-se os alimentos certos para que haja harmonia dos chakras em desequilíbrio.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: