Mindful Eating

Luciana Villa Real . Nutricionista Holística . luvillareal@gmail.com

Mindfulness – traduzido para o português como “Atenção Plena”- é uma ferramenta que nos ensina a conectar corpo, mente e emoções no momento presente, e a termos compaixão com experiências desafiadoras, com consciência plena e atitude não-julgadora. Dessa forma, aprendemos a fazer melhores escolhas, influenciando positivamente a maneira como lidamos com os desafios cotidianos.
Usado para tratar distúrbios alimentares desde 2006, Mindful Eating – ou “Comer com Atenção Plena” – surge como uma forma de nos reconectarmos com o nosso corpo, despertando nossa sabedoria interna, nossos sentidos e o autoconhecimento, através do preparo e consumo dos alimentos. Através dessa técnica aprendemos a reconhecer os gatilhos que nos fazem comer, diferenciar quando estamos com fome ou com vontade de comer e a escolher os alimentos que nos nutrem e dão prazer.
Alguns benefícios dessa prática são o respeito ao próprio corpo e escolhas mais conscientes, e, a partir disso, o emagrecimento vem como consequência. Desenvolvemos um olhar mais positivo e amoroso com o nosso corpo, deixando de tentar nos encaixar tanto nos padrões de beleza que vemos aos montes nas redes sociais.

Sugestão de como praticar:

  • Para iniciar, desconecte-se de celular, televisão e qualquer outro aparelho eletrônico;
  • Sente-se à mesa de uma forma confortável, faça algumas respirações e, em seguida, perceba as cores, formas, texturas e aromas dos alimentos que estão no seu prato;
  • Descanse os talheres a cada mordida, saboreie cada pedaço e sinta o que lhe desperta: conforto, alegria, satisfação… Feche os olhos em algumas garfadas para estar bem presente;
  • Desligue o julgamento sobre calorias;
  • Pense na origem e na cadeia produtiva que permite os alimentos chegarem ao seu prato;
  • Aprecie o entorno, onde e com quem está;
  • Tente dar uma nota para a sua fome e saciedade;
  • Finalize contemplando e agradecendo pela refeição. Que através da atenção plena, possamos desenvolver uma relação mais positiva com os alimentos, sem culpas. Que a gente se abra para a enorme diversidade e disponibilidade de alimentos, nos permitindo experimentar novos sabores. Que o alimento seja uma das formas de trazermos leveza, saúde e prazer à nossa vida!

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: