Ansiedade

André L. Weschenfelder –  psicólogo do Nap – CRP – 07/32268 – contato@napvs.com.br

Você sabia que Ansiedade é uma emoção como Alegria e raiva?

Assim como as demais emoções, a ansiedade tem um motivo para ter sido preservada em nossa evolução. Ela trabalha muito próxima ao medo. Mas a diferença é que o medo é de algo específico (de um objeto, animal, etc..) e a ansiedade é de algo desconhecido (O que será que vai acontecer?).

Estar ansioso é como abrir milhões de janelas ao mesmo tempo, e isso demanda muita energia cognitiva. Por isso, é comum perder a atenção durante momentos ansiolíticos. O corpo fica todo em alerta, literalmente entrando em modo de luta/fuga, e sendo assim nossas respostas passam a ser mais automáticas. Como agora há somente reações aos estímulos, ter um pensamento assertivo é bem complicado. 

Quando há algum gatilho, uma situação que desconhecemos ou que dê a sensação de perda do controle, a ansiedade bate à porta. Porém, assim como as outras emoções, ela passa. Por isso, investir em autoconhecimento e desenvolver estratégias para lidar com as diferentes situações é tão importante!

Fazer psicoterapia se torna uma poderosa ferramenta. Ajuda a desenvolver estratégias de como lidar com a ansiedade e as outras emoções que, às vezes, podem ficar um pouco sem controle. Assim, aquele tsunami de ansiedade que possa estar acontecendo, passa a ser uma onda a qual enfrentamos e passamos sem dificuldades. Priorizar sua saúde mental, é garantir qualidade de vida.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: