DICAS DE NUTRIÇÃO PARA O INVERNO

Luciana Villa Real – Nutricionista Holística CRN 2 7364 . luvillareal@gmail.com

A mudança das estações do ano é um dos ciclos que mais influenciam a natureza, a saúde e o comportamento das pessoas. Ayurveda – termo em sânscrito que significa “ciência da vida”  – ensina a construirmos regimes sazonais considerando a alimentação, estilo de vida e ervas medicinais, de forma a equilibrar as interferências externas que afetam cada indivíduo de uma forma específica.

A alimentação no inverno é muito importante para manter o equilíbrio do organismo. Ela deverá ser mais nutritiva, quente e úmida. Os alimentos devem ser de preferência cozidos, grelhados ou assados, evitando-se sempre que possível alimentos crus e gelados, pois não propiciam uma boa digestão. Pode-se utilizar mais especiarias com a potência quente, como gengibre, canela, cúrcuma, mostarda, pimentas, cominho, cravo e cardamomo.

Nesta época, devemos priorizar os sabores ácido, salgado e doce. Esses sabores são nutritivos, em harmonia com o movimento que o inverno nos convida a fazer. É importante ressaltar a moderação no seu consumo, principalmente do doce. Esse sabor não está presente apenas no açúcar, mas no leite, aveia, arroz, frutas doces, peixes, óleos, manteigas, etc.

Chás são uma ótima opção, em especial o de gengibre, canela e erva-doce, podendo ser consumidos ao longo do dia com mel e limão, ajudando a combater inflamações na garganta, resfriados e gripe.

Por conta do frio, temos a tendência a fazer menos atividades exteriores e isso pode alimentar um estado depressivo. Podemos ativar o calor na forma de exercícios físicos, que promovem o funcionamento do metabolismo queimando o que foi acumulado, levando o organismo a um equilíbrio entre o calor interno, digestão leve e ativa e a disposição integral.

A nutrição da pele também é importante – devendo-se optar por óleos com potência quente. O mais indicado é o de gergelim prensado a frio. A automassagem com esse óleo – além de trazer afeto, autocuidado e nos aproximar no contato com nosso corpo – aquece e tonifica o corpo todo, promovendo aterramento, sono tranquilo, alívio de dores crônicas e harmonização da mente.

Que seu inverno seja de muita saúde, autocuidado, nutrição e amor!

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: