Rafaela Carraro – Cirurgião Dentista – Cro/RS 26752

Com o advento de um estilo de vida mais saudável, cada vez mais o mundo dos esportes recebe novos praticantes. E nesse âmbito muitas pessoas passam a utilizar energéticos e/ou isotônicos durante a prática dos exercícios, principalmente aqueles que geram um grande gasto energético. No entanto é preciso se atentar sobre os riscos dessas substâncias às estruturas dentárias.
Durante a prática de exercícios físicos ocorre naturalmente uma redução do fluxo salivar, saliva essa que tem a função de tamponamento realizando a proteção dos dentes frente a ataques ácidos de origem dietética e bacteriana. E é nesse exato momento, quando o ambiente bucal está mais vulnerável, que os isotônicos e carbogel são utilizados. Essas substâncias apresentam pH muito baixo, abaixo 5,5 que é considerado crítico para a desmineralização do esmalte dentário, tendo em sua composição um grande potencial erosivo. Logo, essa parcela da população esta exposta a fatores de risco para perda de estrutura dentária (biocorroção), sensibilidade dentinária, alterações estéticas e funcionais além de maior predisposição á outras doenças, como a cárie.
Por isso, é importante salientar a importância de tomar alguns cuidados frente ao uso dessas substâncias, como:
– Diluir essas bebidas em água;
– Enxaguar a boca com água imediatamente após o uso;
– Evite o uso imediatamente antes do sono, quando a ação da saliva também é reduzida.
E sempre realizar um acompanhamento com um profissional da Odontologia, para que se mantenha um equilíbrio e uma saúde bucal adequada, aproveitando apenas os benefícios que as atividades físicas têm a proporcionar.