MUSCULAÇÃO PROMOVE ALTERAÇÕES CEREBRAIS

Paulo Johann . Cref: 06306-G/RS

Com o avançar da idade diversas alterações fisiológicas ocorrem, como a neurodegeneração que leva um declínio da função cognitiva, diminuição na velocidade de  processamento cerebral, redução da atenção, da memória w da função executiva. 

Há também mudanças vasculares que impactam na hipoperfusão de sangue para o cérebro e disfunção cerebral, levando a doenças microvasculares e macrovasculares. Isso é algo sério, pois a hipoperfusão de sangue no cérebro está associada à aceleração do declínio cognitivo e maior risco de demência. 

Junto a todas essas repercussões, ocorre ainda a depressão da função de citosinas benéficas anti-inflamatórias, como interleucina-4, interleucina-10 e interleucina-13, gerando um grande stress fisiológico no organismo. 

Contudo, a musculação pode promover mudanças em todos esses aspectos metabólicos, cerebrovasculares, hormonais e imunológicos. 
Um estudo publicado  no mês de janeiro de 2020 por Macaulay et al. (2020) mostra que a musculação ativa mecanismos que levam a alterações  cerebrais, vasculares e imunológicas que contribuem no aumento da função mental e processos cognitivos. 
A musculação promove expansão da massa cinzenta ( formada pelo corpo celular e dendritos do neurônio) impactando na melhoria da função cognitiva. Sendo assim, a musculação pode ajudar na reversão de processos salientes da Doença de Alzheimer, como a atrofia de substância cinzenta. 
Gera também alterações na microestrutura da substância branca (composta de axônios mielinizados), reduz a inibição intracortical e aumenta a excitabilidade cortico-espinhal.
Temos que ter o conhecimento técnico e prático da área do treinamento em que nos propomos a trabalhar, senão nossa abordagem será superficial e com análises toscas como: “a musculação serve apenas para quem quer melhorar a estética”. 
Quando se tem um programa de treinamento criterioso, principalmente para prevenção e tratamento de doenças, o treinamento resistido tem papel principal. 
Paulo Johann
Cref: 06306-G/RS

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: