Por que usar o bambu?

Fonte: Ugreen

O bambu sempre foi muito utilizado em lugares como Japão e China. Há algum tempo, esse material vem ganhando destaque em construções sustentáveis, e hoje é usado em vários lugares ao redor do mundo.

O bambu é um material sustentável e eficiente em termos de energia. Ele é leve, sendo apenas necessário 2 homens para carregar, sendo assim, é ótimo para construções manuais. É um recurso natural rapidamente renovável e abundante no planeta, tendo inúmeras finalidades.

Em áreas onde possam ocorrer terremotos, esse material também é muito utilizado. Por ser uma material leve e maleável, ele consegue “dançar” durante os terremotos.

Em um clima quente, como o do Brasil, é uma ótima ideia usar o bambu para construir casas para férias, por exemplo. Podem ser feitos espaços bem abertos, com enormes janelas para que o vento circule e também haja maior aproveitamento da luz natural.

A arquitetura desse tipo de construção acaba por se adaptar a florestas, por exemplo. Se transformando em lindas casas para descanso.

Quais os cuidados com esse material?

O bambu pode ser usado na arquitetura para estrutura, vedação ou cobertura, em móveis, esteiras ou tecidos.

Como sua estrutura é oca, ela é ótima nas construções, pois resiste ao vento. É também comparável ao concreto na compressão e ao aço na resistência à tração.

É preciso lembrar, que apesar de todos os seus benefícios, ainda existem limitações. O bambu é matéria orgânica e se não for tratado adequadamente pode ser afetado por fungos e brocas, o que causa danos estruturais.

O bambu também está suscetível à dilatação e contração causadas pelas mudanças de temperatura e à absorção de água.

Existem técnicas naturais em que o tratamento é feito através de fogo ou água. Para melhor aproveitar esse recurso, o bambu não deve ter contato com a umidade do solo, ficando afastado do chão no mínimo 40 centímetros.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: