Karine Tonial – Graduanda em Educação Física – k.tonial@gmail.com

Muitas pessoas tem medo de frequentar academias por achar que este é um lugar de alto índice de contágio do corona vírus. Mas será que é mesmo?
Um estudo publicado pela Associação Brasileira de Academias fez uma comparação em escala de 0 a 8 pontos (onde 0 é alta probabilidade de contágio e 8 é baixa probabilidade de contágio) e mostrou que as academias que seguem a risca as novas normas de higiene e distanciamento tiraram nota 6.9, ficando a frente inclusive de farmácias e mercados.
Isso se dá pelo fato de que, dentro dos ambientes adotou-se um maior distanciamento entre os aparelhos, uma quantidade menor de alunos por horário, a limpeza foi redobrada inclusive individualmente pelos alunos com álcool 70% após o uso de cada equipamento, o contato por toque entre as pessoas está sendo evitado, os frequentadores precisam usar máscara e higienizar mãos e pés antes de entrar, além de várias outras medidas que protegem os alunos contra o contágio dentro deste tipo de ambiente.
As academias são lugares que promovem a saúde, o bem estar e a qualidade de vida, fatores fundamentais para o combate da covid-19. Então se torna importante salientar que este ambiente, se bem equipado, pode ser um grande aliado, tanto para o aumento da imunidade quanto para amenizar os impactos que o corona vírus está causando às pessoas já que vários estudos estão apontando que os impactos negativos causados principalmente pós-pandemia serão bem expressivos, necessitando de atenção de cuidado por parte da população, que deverá adotar várias mudanças de hábitos para revertê-los.