ESPECIARIAS, A ALMA DA COMIDA

Luciana Villa Real – Nutricionista Holística – luvillareal@gmail.com

As especiarias, além de muito perfumadas, são deliciosas e dão o toque final aos nossos alimentos. Elas despertam o apetite e enriquecem os sentidos ao acentuar as características sensoriais inatas dos alimentos, fortalecer o ciclo completo da digestão e proteger o organismo.

Elas eram utilizadas, nos tempos antigos, para preservar os alimentos e as mulheres bordavam tomilho nos lenços das crianças para protegê-las de doenças.

Na Índia a cúrcuma é sagrada, sendo a primeira coisa com a qual uma criança é exposta após o nascimento – uma pequena quantidade é colocada em seu terceiro olho. Ela também faz parte do ritual de embelezamento das noivas antes do casamento. Ainda hoje guirlandas de cardamomo são muitas vezes usadas como prevenção contra doenças.

Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda o resgate do sabor natural como atributo de uma alimentação saudável, especialmente porque o incremento do flavor (sabor e aroma) possibilita a redução de sódio e açúcar adicionados às preparações.

As especiarias possuem as mesmas propriedades das enzimas do nosso corpo, sendo assim ajudam a quebrar as moléculas dos alimentos, desempenhando seu papel fundamental para a digestão e a saúde – sem contar que elas ajudam a conservar a nossa energia vital.

Para ajudar na perda de peso, as melhores especiarias são o açafrão, a pimenta caiena, o gengibre, a pimenta preta, a canela, a mostarda e o cominho.

Nos casos de inchaços e gases, pode-se usar a canela, o cardamomo, o funcho, o endro, a hortelã e a camomila.

Já para quem tem problemas de digestão, uma boa opção é o cominho, o coentro, a erva-doce, a aloe vera e o alcaçuz.

As especiarias também podem ser usadas como substitutas do açúcar nas refeições, e as indicadas são anis, cardamomo, canela, noz-moscada e erva-doce.

Podemos cultivá-las em casa, em hortas comunitárias, adquirir em feiras e mercados na forma de folhas e raízes frescas ou sementes e folhas desidratadas. Explore as suas diversas possibilidades de usos! Adicione-as nos seus alimentos e perceba quais agradam mais o seu paladar.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: