A PSICOTERAPIA NO CONTEXTO INFANTIL

Lisane Luz Pacheco – Psicóloga do Nap –  Psicóloga CRP 07/19734 – contato@napvs.com.br

A psicoterapia com crianças é um instrumento muito importante que visa cuidar e atentar à saúde emocional dos pequenos. Tem como objetivo principal promover o desenvolvimento saudável da infância, a resolução de sintomas, acolhendo seus medos, inseguranças, angústias, prevenindo e solucionando conflitos e ainda intervindo com pais e familiares, pois a intervenção junto a estes se faz necessária no atendimento de crianças, justificando-se pela importância de seu contexto familiar e singular.

É importante olhar e dar “lugar” à participação dos pais no tratamento infantil, pois neste contexto de trabalho é possível apostar e ver alguma produção em ambos e ainda no discurso familiar.

Já o terapeuta tem como função principal ser o facilitador entre a criança e ela própria, a criança com sua família e ainda, a criança com o meio, identificando os conflitos, interpretando-os e auxiliando o pequeno paciente e familiares a lidar e elaborar suas questões buscando melhores alternativas de resolução para estas vivências.

Portanto, é importante dar atenção e lugar à criança, observar sua conduta, seus movimentos, sentimentos e emoções. Em muitos momentos a criança não sabe e não consegue se expressar, por isso é tão importante observar e conversar com elas ,auxiliando-as a compreenderem suas emoções e sentimentos, para que se desenvolvam e se fortaleçam da melhor forma possível, pois todos nós sofremos e com as crianças não é diferente.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: