Escolha Profissional na Adolescência

Letícia da Silveira Possa – CRP 07/33300 – Psicóloga do Napcontato@napvs.com.br

Momento importante este de escolher uma profissão, geralmente o pensamento sobre esta escolha começa a surgir durante a adolescência. Por si só, adolescer é um processo complexo e cheio de questionamentos e reflexões. Durante este período, passa-se por uma “crise”, que é totalmente normal e necessário, pois estamos buscando nossa própria identidade.

Você está no ensino médio, e as perguntas como: o que você vai fazer quando terminar o ensino médio? Qual curso vai fazer na universidade? São presentes em conversas com nossos familiares e amigos. Então, além de tudo que você ainda não sabe o que fazer, tem mais uma coisa para escolher.

Realmente escolher uma profissão não é algo tão fácil para todos.  Algumas pessoas dizem desde pequenas o que querem ser e vão seguir o seu desejo, outros irão seguir os desejos dos pais, porém quando a pergunta surge e eu posso escolher, muitas questões são levantadas, para além da escolha do curso, como vou pagar? Como conseguir uma bolsa? E se eu escolher errado? Qual a melhor instituição? Quais as minhas habilidades?

Conversar com profissionais da área escolhida e outros universitários, pode ser esclarecedor, procurar nos sites das instituições de ensino sobre informações de cursos e bolsas, se inteirar sobre o ENEM e FIES em sites do governo, e se isso não for suficiente, procure a Orientação Vocacional.

A Orientação Vocacional, é uma área voltada para auxiliar neste processo de escolha e autoconhecimento, destina tanto a adolescente quanto a adultos, possui testes e metodologias próprias, aplicadas geralmente por um psicólogo. O mais importante é saber que nenhuma escolha é imutável, pode-se mudar de vocação, e até ter mais de uma.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: