Drª Damiana Oliveira – Crefito 117258-F – Damiana Oliveira Studio de Pilates e Fisioterapia – Fone: (51) 992916104

Assim como outros profissionais da Saúde, os fisioterapeutas estão atuando na linha de frente no combate ao novo coronavírus e na recuperação de pacientes em tratamento pela covid-19. Sua atuação contribui para evitar complicações cardiorrespiratórias em indivíduos internados e também para recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença.
Após a alta hospitalar ou a cura do Covid-19, a fisioterapia tem uma importante função na reabilitação das sequelas deixadas pela infecção do vírus.
O pulmão é geralmente o órgão mais acometido, e mesmo depois que o vírus vai embora, a inflamação pode persistir por semanas, comprometendo o funcionamento do órgão. Em alguns casos pode deixar cicatrizes, que chamamos de fibroses e podem ser irreversíveis.
Os sintomas podem ser um cansaço leve, falta de ar, diminuição da resistência na prática de atividades físicas ou alterações em exames de Raio-X e Tomografia Computadorizada.
Outras sequelas apresentadas são motoras, muitas vezes em função de um longo período de tempo acamado, fazendo com que o paciente perca massa muscular, tendo uma diminuição da força muscular e da mobilidade, além da sensação de fraqueza, muitas vezes associadas a falta de força e dificuldade de caminhar.
Os especialistas recomendam que a fisioterapia respiratória inicie tão logo o paciente esteja curado dos sintomas mais graves, já que o quanto antes iniciar o processo de reabilitação, melhor será o desfecho da recuperação funcional.
As atividades propostas incluem desde o uso de um aparelho específico para trabalhar a musculatura respiratória, exercícios de respiração, atividades físicas leves, que não envolvem o uso de pesos ou outros aparelhos, alongamentos principalmente para alivio de dor em alguns casos.
Vale lembrar que, durante a pandemia de coronavírus, o acompanhamento pode ser feito de forma remota, com o fisioterapeuta repassando orientações de exercícios físicos e respiratórios para o paciente fazer em casa, assim como pode ser realizado no domicilio do paciente com o fisioterapeuta presente, tomando todos os cuidados de higiene.