Plásticos nos oceanos

Sara Raupp Gomes – Engenheira Ambiental e Sanitarista – CREA RS 226100 – Mestre em Qualidade Ambiental

De acordo com a ONU Meio Ambiente, de todo o lixo gerado pela humanidade, 10% é plástico. De todo o plástico gerado, apenas 9% foi reciclado e 40% foram usados uma única vez e, em seguida, descartados. De 8 a 13 milhões de toneladas de plástico chegam aos mares todos os anos, causando a morte de 100 mil animais marinhos.

A questão é que, uma vez nos oceanos, o plástico permanece por anos, pois não é biodegradável ou digerível. Normalmente ele vai se fragmentando em pedaços cada vez menores (até a formação de microplásticos). Alguns dos problemas dos plásticos nos oceanos são: formação de ilhas de plásticos, gerando asfixia, ingestão e envenenamento em diversos animais marinhos. Além disso, os microplásticos podem se acumular em diferentes espécies, sendo incorporados na cadeia alimentar e podendo chegar até os seres humanos.

Existem diversas iniciativas e investimentos nessa área, buscando a redução deste problema criado pelos seres humanos, como a diminuição do uso dos plásticos; a busca de destinos sustentáveis através da reciclagem e reutilização desses materiais, assim como formas de capturar e retirar esses materiais já presentes nos mares.

Além disso, devem ser também previstos instrumentos econômicos que incluam os custos ambientais no preço final dos produtos. Assim, esses itens seriam utilizados com uma maior moderação, assim como seriam mais reutilizados e mais reciclados.

Como afirmou Sylvia Earle, oceanógrafa e uma das maiores referências mundiais sobre vida marinha: ”o problema não é o plástico, e sim o que fazemos com ele e como o tratamos”.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: