Renata Rothen – Nutricionista – Mestre em Patologia – Educadora em Diabetes – comunicacao@hospsbs.com.br

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. No Brasil, em torno de 20% dos casos de câncer, ocorrem devido à alimentação e nutrição inadequada, sendo essa, a segunda causa de câncer que pode ser prevenida.
Uma alimentação balanceada, rica em alimentos in natura ou minimamente processados como, por exemplo, legumes, verduras, frutas, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultra processados, como aqueles prontos para o consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, pode prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer por ano no mundo.
Alguns alimentos podem ajudar a proteger o corpo contra o câncer e outros podem aumentar o risco do desenvolvimento da doença. Nos vegetais, por exemplo, são encontradas vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos que previnem contra diversos tipos de câncer. Optar por alimentos orgânicos, sem agrotóxicos, é mais seguro e saudáveis para o consumidor e para o meio ambiente.
A adoção de um estilo de vida saudável, como manutenção de peso corporal adequado, prática regular de atividade física e alimentação saudável, contribuem para a prevenção de aproximadamente um em cada três casos mais comuns de câncer.
A nutrição está diretamente relacionada com a prevenção do câncer, assim como, é um fator determinante para a qualidade de vida dos pacientes durante o tratamento oncológico.
“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.
Hipócrates