Musculação para idosos: entenda a importância

Karine Tonial – Graduada em Educação Física – CREF 030176-G/RS – k.tonial@gmail.com

Uma das consequências do envelhecimento é o declínio da capacidade funcional dos idosos devido a diminuição de massa muscular, resultando na perda de autonomia. Além disso, fisiologicamente, ocorrem processos naturais que acabam diminuindo também a aptidão de equilíbrio, reflexo, marcha, flexibilidade, entre outros.

De fato, perceber que esses fatores estão acontecendo acabam interferindo também na saúde mental dos idosos, que acabam se sentindo inseguros e dependentes de outras pessoas para realização de vários tipos de tarefas diárias ou afazeres mais complexos.

Buscando minimizar estes fatores e restabelecer a confiança e a segurança, é interessante salientar a importância da prática de exercícios resistidos para evoluir esse quadro, praticando musculação. Exercícios são prescritos de forma individualizada, objetivando aumentar a massa muscular e recuperação das funções atingidas.

Estudos apontam que além dos fatores citados acima, a sarcopenia, hipertensão, diabetes e problemas cardíacos também podem ser minimizados ou tratados com uma rotina de exercícios físicos.

Porém, vale salientar que não é todo o tipo de exercícios e metodologias que servem para pessoas idosas. Mais importante do que iniciar na musculação, é procurar um local adequado com profissionais capacitados que realizem a prescrição de maneira correta e específica, garantindo ao idoso um treinamento seguro e eficaz recheado de benefícios! E aí, vamos começar?

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: