Não faça comentários sobre o corpo de outra pessoa

Psicóloga Gabriela Marques – contato@napvs.com.br


Quem nunca deixou de usar uma blusa porque marcava a barriga?

Quem nunca deixou de usar short porque não gostava das pernas?

Quem nunca colocou uma roupa mais discreta para não chamar a atenção de seu corpo e não precisar ouvir comentários dos outros?

Sim, principalmente, nós mulheres sofremos com padrões que a sociedade nos impõe diariamente. Mas não estou falando de uma sociedade distante, de um grupo de pessoas desconhecidas. Me refiro a sociedade composta pelas pessoas que convivemos frequentemente, nas famílias, na roda de amigos, no clube, na escola dos filhos.

Em uma frequência surpreendente, precisamos lidar com comentários negativos, pejorativos, que chateiam, que magoam, que são desagradáveis, inconvenientes e totalmente dispensáveis sobre o nosso corpo. Algumas mulheres não darão bola para estes comentários (será?), agora para outras, esse tipo de comentário pode significar MUITO. Pode contribuir ainda mais para um pensamento negativo sobre si, um pensamento destrutivo que já vinha dando seus ares… Pode ser que aquele comentário venha após um dia de luta e de aceitação na frente do espelho para conseguir sair de casa, e ai já viu, sensação ruim na certa, todo o processo de autoaceitação indo embora por água abaixo! Nem preciso comentar o número de mulheres com transtornos alimentares, vomitando, se privando totalmente de comer, por nunca se sentirem bonitas o suficiente.

Aliás, ninguém deveria ter o costume do comentar sobre o corpo de ninguém. Se a pessoa emagreceu ou ganhou peso, ninguém tem nada a ver com isso. Provavelmente a pessoa tem espelho em casa e já sabe. Talvez enxergue a mudança de peso com muito mais intensidade do que realmente aconteceu, e um comentário pode DESTRUIR o mínimo de autoestima que ela ainda tinha.
Então, vamos cuidar. Principalmente agora no verão. NÃO DEVEMOS FAZER COMENTÁRIOS SOBRE O CORPO DAS PESSOAS. Não devemos ficar falando do tempo que fulana era magra, ou do tempo que era gorda. Não precisa. Ninguém precisa que outras pessoas fiquem lembrando o quanto ela mudou. Aliás, se o corpo mudou, possivelmente a mente também se transformou e dificilmente se vê alguém elogiando o crescimento pessoal de alguém, mas por que isso? Está na hora de mudar alguns hábitos, não é mesmo? A lógica precisa mudar… Precisamos elogiar mais. Fortalecer mais as pessoas e não as destruir!

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: