Fonte: https://hridiomas.com.br/

Conheça algumas das mais fascinantes e surpreendentes curiosidades envolvendo o mundo dos idiomas. Quais são os idiomas mais falados no mundo? Quantos idiomas existem? Qual a língua mais difícil de aprender? São apenas algumas das respostas que você vai encontrar.
Quantas línguas existem no mundo?
De acordo com o site Ethnologue, há um total de 6.912 línguas em todo o mundo . E que ainda está para ser estimado entre 300 e 400 línguas na região do Pacífico e da Ásia. No entanto, 3.500 dessas línguas têm um número pequeno de falantes, 516 línguas estão prestes a desaparecer e 160 têm 10 ou menos falantes.
Qual país fala mais idiomas?
Papua Nova Guiné – neste pequeno país da Oceania, com pouco mais de 5 milhões de falantes são faladas cerca de 820 línguas. A razão para este fato é devido à topografia do país. Seus vales íngremes, ao longo das florestas da região, levaram muitas tribos terem permanecido isolados durante centenas de anos, permitindo-lhes manter suas próprias línguas e culturas, e anda existirem, apesar da colonização europeia.
Na Indonésia são faladas cerca de 365 línguas. O idioma oficial da indonésia é o Bahasa Indonesia. No entanto, muitos indonésios, além de falar a língua nacional, são fluentes em outros dialetos da região, como o sundanês e o javanês.
Já a África do Sul é o país com o maior número de línguas oficiais: nove.
Qual idioma tem mais falantes?
O chinês, com mais de 1 bilhão de falantes, é a língua mais falada no mundo. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que esta língua é o resultado de um conjunto de dialetos falado no norte, centro e sudoeste da China, como o mandarim (oficial) e cantonês. De qualquer forma, chinês mandarim é a língua oficial apenas em três países: China, Taiwan e Singapura.
E menos falantes?
São três idiomas os idiomas com menos falantes: Taushiro , Tanema e Kaixana . Estas línguas possuem apenas “um” falante cada. Isso mesmo, apenas uma pessoa. Estes são idiomas que estão em risco de extinção.
Qual a língua mais difícil de aprender?
Segundo um estudo realizado em 2009 por pesquisadores britânicos, a língua mais difícil de aprender é o Basco. A dificuldade de Basco reside na sua estrutura, e as muitas mudanças que sofre seu vocabulário básico devido ao grande número de prefixos e sufixos.
O basco, falado nas montanhas da Espanha e da França, é a única língua europeia sem relação com qualquer outra língua conhecida.
E a mais fácil?
Isto é muito relativo (assim como a mais difícil), mas segundo pesquisadores a língua teoricamente mais fácil de aprender é a pirahã (pirahán), falada por uma tribo amazônica de mesmo nome.
No entanto, o pirahã é falado apenas por 150 pessoas, distribuídas em 8 aldeias, não sendo de muita utilidade aprendê-la. Esta língua tem apenas dez fonemas, que carece de números gramaticais, números, tempo passado e até mesmo cores, ou seja, uma linguagem bem rudimentar.