Argamassa: O que é, principais tipos e propriedades

PEREIRA, Caio. Argamassa: O que é, principais tipos e propriedades. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/argamassa/. Acesso em: 24 de abril de 2021.

Argamassa é uma mistura de cimento, agregado miúdo (areias naturais ou de britagem) e água, podendo ainda ser constituídas por polímeros.

Tipos de argamassa

As argamassas podem ser de assentamento, revestimento, colante ou de rejuntamento.

Argamassa de assentamento

É uma argamassa utilizada para unir os blocos cerâmicos convencionais ou estruturais diversos. Utiliza-se um cordão de 1 cm abaixo dos blocos e outro verticalmente. A união entre eles se dá por ancoragem mecânica, ou seja, a argamassa forma “raízes” nos poros do bloco e ali se fixa. Em geral ela é rodada em uma central ou no pavimento usando betoneira, mas pode ser adquirida pronta.

Argamassa de revestimento

A argamassa de revestimento possui a função de recobrir, dar rugosidade e corrigir defeitos. Dentro das argamassas de revestimento existe o chapisco, que é uma argamassa com consistência mole e aplicada energicamente sobre paredes de alvenaria ou rolado nas faces de pilares, para melhorar a aderência da alvenaria com a parede erigida depois.

Após a aplicação de chapisco, a argamassa seguinte é o emboço. Ele é mais consistente e dá o formato da parede, devidamente em plano vertical, com o uso de taliscas, mestras e o preenchimento. Se não há revestimento cerâmico a aplicar, ainda há a camada de argamassa, aplicada após o emboço, chamada reboco, que corrige as imperfeições. A rugosidade do emboço só é útil para aderir a argamassa colante e ancorar as peças cerâmicas, se elas forem usadas.

Argamassa de rejuntamento

Quando são peças cerâmicas, a argamassa de rejuntamento preenche os vãos entre essas peças. Ela também pode ser feita com mistura pronta e deve receber pouca água, repetindo o mesmo problema da argamassa colante. Pode receber pigmentos diversos e dá acabamento.

Nas calçadas de rocha basáltica, a argamassa é produzida de forma convencional. Alguns calceteiros ainda costumam produzir um pouco de argamassa com mais cimento (ou com pigmentos) para destacar com um detalhe a mais as juntas, pois essas são bastante grossas, gerando efeito estético de afinamento.

Propriedades das argamassas

Como um revestimento, as argamassas devem produzir uma camada com as seguintes características:

Poder absorver deformações por efeito térmico, higroscópico e diferencial entre componentes.

Possuir aderência ao substrato sendo ele rocha, alvenaria, estrutura de concreto armado, etc. Isso vai depender não só da capacidade de absorver deformações acima citada, como da rugosidade do substrato e dos cuidados ao produzir a argamassa.

Deve haver boa resistência ao impacto e desgaste superficial. Más execuções geram emboços facilmente raspáveis com a mão.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: