Fontes: G1, Wikipédia, Super Interessante e AEA Associação Brasileira de Engenharia Automotiva

O que é?
Para quem não sabe, o Airbag é um dispositivo de segurança complementar ao cinto de segurança. O cinto garante a retenção necessária para que o Airbag venha a atuar com eficácia, além de garantir a correta trajetória do ocupante na direção da bolsa de ar.
Este dispositivo é constituído de pastilhas contendo azida de sódio e outros aditivos, que são acionados por uma corrente elétrica pelo computador de bordo, dentro de um balão de ar muito resistente, que constitui o próprio corpo do Airbag; este, por sua vez, se enche rapidamente, amortecendo assim o impacto em sua superfície e evitando que motorista e passageiros sofram danos físicos, principalmente no rosto, peito e coluna. Para evitar asfixia, o Airbag vai perdendo gradativamente a sua pressão, após o acionamento.
O que você precisa saber…
O Airbag não aciona em impactos leves e isso não significa uma falha. O Airbag só é acionado quando há um impacto muito forte do veículo.
O Airbag não dispensa o uso do cinto de segurança. Independentemente de ter ou não Airbag, o cinto de segurança é obrigatório por lei. Além disso, tecnicamente dizendo, o cinto de segurança é o equipamento que mais salva vidas, e junto com o Airbag funciona em uma grande sintonia, garantindo um impacto menor em acidentes graves.
Qual a distância ideal entre o motorista e o Airbag?
Devido à alta velocidade de acionamento, o Airbag pode causar lesões graves ou fatais caso o ocupante não esteja em uma posição correta. Portanto é importante que: o motorista esteja a, pelo menos, 25 cm de distância do volante e o passageiro do banco da frente deve ficar entre 30 cm e 40 cm de distância. O motorista também deve manter os braços posicionados na posição correta no volante, e o passageiro não deve ficar com os pés no painel, também é importante que ambos não fiquem com objetos perigosos ou crianças no colo.
O acionamento do Airbag causa danos ao carro? Quanto custa repará-lo?
Após o acionamento do Airbag é necessário trocar o volante e o painel do carro. Isso tem um custo? Tem! O custo para a reparação varia de acordo com cada carro e montadora. Mas é importante reafirmar que o Airbag faz toda a diferença na hora de salvar uma vida.