Curiosidades surpreendentes sobre o mundo das línguas

Fonte: https://hridiomas.com.br/

Conheça algumas das mais fascinantes e surpreendentes curiosidades envolvendo o mundo dos idiomas. Quais são os idiomas mais falados no mundo? Quantos idiomas existem? Qual a língua mais difícil de aprender? São apenas algumas das respostas que você vai encontrar.

Quantas línguas existem no mundo?

De acordo com o site Ethnologue, há um total de 6.912 línguas em todo o mundo . E que ainda está para ser estimado entre 300 e 400 línguas na região do Pacífico e da Ásia. No entanto, 3.500 dessas línguas têm um número pequeno de falantes, 516 línguas estão prestes a desaparecer e 160 têm 10 ou menos falantes.

Qual país fala mais idiomas?

Papua Nova Guiné – neste pequeno país da Oceania, com pouco mais de 5 milhões de falantes são faladas cerca de 820 línguas. A razão para este fato é devido à topografia do país. Seus vales íngremes, ao longo das florestas da região, levaram muitas tribos terem permanecido isolados durante centenas de anos, permitindo-lhes manter suas próprias línguas e culturas, e anda existirem, apesar da colonização europeia.

Na Indonésia são faladas cerca de 365 línguas. O idioma oficial da indonésia é o Bahasa Indonesia. No entanto, muitos indonésios, além de falar a língua nacional, são fluentes em outros dialetos da região, como o sundanês e o javanês.

Já a África do Sul é o país com o maior número de línguas oficiais: nove.

Qual idioma tem mais falantes?

O chinês, com mais de 1 bilhão de falantes, é a língua mais falada no mundo. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que esta língua é o resultado de um conjunto de dialetos falado no norte, centro e sudoeste da China, como o mandarim (oficial) e cantonês. De qualquer forma, chinês mandarim é a língua oficial apenas em três países: China, Taiwan e Singapura.

E menos falantes?

São três idiomas os idiomas com menos falantes: Taushiro , Tanema e Kaixana . Estas línguas possuem apenas “um” falante cada. Isso mesmo, apenas uma pessoa. Estes são idiomas que estão em risco de extinção.

Qual a língua mais difícil de aprender?

Segundo um estudo realizado em 2009 por pesquisadores britânicos, a língua mais difícil de aprender é o Basco. A dificuldade de Basco reside na sua estrutura, e as muitas mudanças que sofre seu vocabulário básico devido ao grande número de prefixos e sufixos.

O basco, falado nas montanhas da Espanha e da França, é a única língua europeia sem relação com qualquer outra língua conhecida.

E a mais fácil?

Isto é muito relativo (assim como a mais difícil), mas segundo pesquisadores a língua teoricamente mais fácil de aprender é a pirahã (pirahán), falada por uma tribo amazônica de mesmo nome.

No entanto, o pirahã é falado apenas por 150 pessoas, distribuídas em 8 aldeias, não sendo de muita utilidade aprendê-la. Esta língua tem apenas dez fonemas, que carece de números gramaticais, números, tempo passado e até mesmo cores, ou seja, uma linguagem bem rudimentar.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: