O que é melhor: estudar presencial ou a distância?

Luciana Rohden – psicologa – sanapsico@hotmail.com

E as instabilidades, inseguranças e contradições seguem fazendo parte do nosso dia a dia nesse período de pandemia. E como saber se você está fazendo a melhor escolha? Como saber se este é o caminho a seguir? Quais as possibilidades que você tem para escolher?

Uma grande preocupação ainda é a educação dos nossos jovens e das crianças. Como vai ficar tudo isso? Como recuperar o que não foi possível ensinar e repassar aos alunos? São muitos questionamentos que insistem em querer respostas rápidas.  No entanto, não  temos estas respostas de forma tão imediata como se gostaria. Muitas coisas perdidas só serão recuperadas, reformuladas e reescritas ao longo do tempo, mas um tempo ainda indeterminado. Penso que precisamos tirar o melhor das experiências vividas. Então, possivelmente iremos aprender novas formas de ensinar, fazer e transmitir conhecimentos.

Estamos no período onde muitas aulas ainda são à distância. Muitos cursos são oferecidos nesta modalidade e muitos estão sendo reformulados para permanecerem assim, mesmo que em algum momento “a vida retome sua normalidade”.

Quais as vantagens e desvantagens desta modalidade à distância?

Algumas vantagens já têm sido apontadas para alguns grupos etários. Por exemplo, os jovens e adultos que cursam ensino superior, cursos de extensão e pós-graduação. Primeiro vem a economia de tempo e dinheiro quanto a deslocamento e alimentação. Geralmente este grupo já trabalha e pode retornar a sua casa, fazer uma refeição, organizar a rotina do dia seguinte e ainda participar da aula online no conforto da sua residência, isso claro, quando há condições favoráveis. Para muitos, isso é visto com um ganho em qualidade de vida.

Para quem tem boa disciplina, estudar à distância pode trazer melhor organização e aprendizado. A maioria das aulas podem ser assistidas a qualquer tempo, deixando o aluno escolher seu melhor momento. O aluno também pode estudar caso precise se distanciar de sua cidade de moradia, conciliando a vida social, estudo e trabalho. Geralmente os cursos oferecidos à distância tem a mesma certificação que cursos presenciais, mas é importante verificar a procedência do curso, a instituição de ensino e ter boas referências. Em sua maioria, os cursos online têm custo menor, já que não exigem da Instituição uma infraestrutura para seus alunos.

Para outro grupo etário, nossas crianças e adolescentes, as desvantagens desse processo de aprendizagem à distância são mais marcantes.

Aulas práticas, de conteúdos que exigem esta modalidade, ficam completamente prejudicadas e não são substituídas apenas por conteúdos.

Além de maior dificuldade de concentração e captação dos conteúdos ensinados para nossas crianças e adolescentes, eles precisam de ajuda nas tarefas escolares. Seus pais ou responsáveis nem sempre tem o conhecimento para ensinar os filhos. Muitos pais não têm nem o ensino fundamental ou médio completos.

É muito mais difícil para crianças e adolescentes se organizarem sozinhos no momento de estudar, então o local físico para irem aprender, a escola, faz toda a diferença nesta aquisição de conhecimento. Além do mais, com toda esta situação de distanciamento social que a pandemia nos impõe, não socializar com outras pessoas também traz prejuízos no desenvolvimento emocional e intelectual do ser humano.

Falta de um lugar adequado de estudo, acesso à internet boa e falta de organização individual também são desvantagens que acompanham o estudo à distância.

Diante destas considerações é difícil dizer se é bom ou ruim o estudo online. Este conceito é relativo à condição de cada um, de recursos financeiros, emocionais e cognitivos. para esta escolha.

Sabemos que para determinados grupos é melhor o ensino presencial, principalmente para os pequenos. O estudo online exige muito mais maturidade, responsabilidade e organização, características esperadas de quem a vida já exigiu.

Este texto não é para dizer o que é melhor no que diz respeito à forma de estudo. É para trazer uma reflexão diante das mudanças que estamos vivenciando.

Não há escolha melhor ou pior. Há aquela que você julgar mais adequada a sua vida.

Um Abraço carinhoso a todos e bons estudos

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: