Como anda o seu ânimo?

Psiquiatra do NAP Pedro Barbieri Ferronatto – CREMERS 40744-RQE 38250 – contato@napvs.com.br

Em tempos de pandemia, onde estamos sendo obrigados a muitas vezes abrir mão da nossa rotina, é comum que algumas pessoas se sintam desanimadas até mesmo para tarefas simples do dia a dia, e precisamos estar atentos a isso.

Especialmente entre os mais jovens, a falta da escola, que é um importante balizador da rotina, pode resultar num dia desorganizado.

Muitos adolescentes passaram a acordar mais tarde e a consequentemente, dormir mais tarde, trocando o dia pela noite.

Com isso, é fácil que muitos acabem caindo na armadilha de substituir algumas atividades que exijam mais esforço como, por exemplo, se exercitar ou estudar, por atividades mais passivas, como ficar navegando em redes sociais.

De uma hora para outra, as atividades antes prazerosas passam a ficar desinteressantes e a pessoa pode entrar num círculo vicioso, ficando mais isolada e menos ativa. É o que chamamos em psiquiatria de avolia e anedonia: falta de ânimo e dificuldades de sentir prazer.

Mas como sair dessa?

O primeiro passo é reconhecer o problema! Às vezes nem nos damos conta que estamos entrando nesse estado. Depois, mãos à obra! O estabelecimento de uma agenda, recheada de atividades legais e prazerosas, é uma excelente ferramenta! Mas lembre-se: a depressão é justamente a doença da falta de motivação. Portanto, não espere ter ânimo para colocar os seus planos em prática. O que você terá que ter é compromisso. Terá que ter essa combinação consigo próprio e fazer as atividades que você mesmo se propôs no seu planejamento. Você verá que o começo será difícil, mas logo você começará a perceber os benefícios de ter uma rotina e o bem-estar que isso vai lhe proporcionar.

Assim, ficará cada vez mais fácil voltar a fazer as atividades que você gosta.

Se no meio do caminho você perceber que está difícil fazer isso sozinho, um profissional da área poderá te ajudar. A Ativação Comportamental é uma ferramenta valiosa da psiquiatria para o tratamento da depressão. Não adie o seu bem-estar!

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: