Adaptações

Psicóloga do NAP Fernanda Kirsch – contato@napvs.com.br

Em março de 2020 nossas vidas mudaram, entramos em uma pandemia cheios de dúvidas, incertezas, medos e com ela muitas coisas mudaram. As vivências familiares foram intensificadas e a pandemia nos exigiu que fizéssemos alterações em toda rotina familiar.

As crianças ficaram em casa sob cuidado dos pais que puderam trabalhar em home office, alguns sob cuidados dos avós e assim fomos nos virando da forma como foi possível. Aos poucos fomos retomando nossas atividades, e a única certeza que temos é que está tudo diferente. E, com tudo isso, todos nós perdemos alguma coisa, tanto nós adultos quanto as crianças e os adolescentes. Todos sofremos com os impactos da pandemia, ninguém passou ou está passando ileso. Algumas mudanças tornaram-se necessárias neste período e estamos aprendendo e reaprendendo a viver este período. Nos adaptamos ao uso de máscaras, aos novos protocolos e ao nosso “novo normal”.

Em alguns momentos nós adultos ficamos confusos, assustados e sem saber lidar com estas novas situações e privações que a pandemia gerou em nossas vidas. O mesmo acontece com as crianças e adolescentes, não podemos esperar que eles saibam como lidar com todas estas questões e é natural que eles apresentem comportamentos e sentimentos conflitantes e por vezes não saibam como agir frente a isso.

É importante que os pais possam acolher seus filhos, que possam dizer que é natural se sentirem diferentes e que não existem emoções boas ou ruins, e que está tudo bem sentir medo e raiva, por exemplo. Ouçam o que eles têm a dizer e digam que estão juntos para lidarem com as dificuldades impostas pela pandemia. O acolhimento e a escuta são as principais formas que o adulto pode utilizar para ajudar os filhos a lidarem de uma forma mais positiva com este momento.

 Cada família pode lidar com os problemas e dificuldades das mais diversas formas, e se sentirem necessidade procurem ajuda de um psicólogo, para que este profissional possa orientá-los e ajudá-los a enfrentar as adversidades.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: