Acessibilidade ou inclusão?

Thais Selau – Psicóloga do NAP – CRP 07/28511 – Mestre em Psicologia – Avaliação psicológica e orientação a pais – contato@napvs.com.br

Esses dias eu ouvi uma explicação muita boa: Imagine uma festa. Acessibilidade é quando você deixa a pessoa entrar na festa, inclusão é quando você a convida para dançar.
Se fala muito em inclusão no contexto escolar. E, claro, faz sentido. É na escola que aprendemos a maior parte de nossas habilidades sociais, onde formamos vínculos com pessoas da mesma idade e onde passamos boa parte do nosso tempo de infância e adolescência. 
Mas inclusão escolar não é somente colocar um aluno com deficiência dentro da sala de aula. Inclusão é sobre fazer parte. Inclusão é sobre dançar na festa! Algumas formas de fazer isso é promover momentos de desmistificação sobre o assunto entre os colegas.  Estimular que as crianças falem e aprendam sobre as dificuldades e potencialidades umas das outras pode ter um forte poder inclusivo.

E, apesar da inclusão ter um excelente papel dentro da escola, os pais podem (e devem!) ajudar. Às vezes, nós adultos, temos nossos próprios tabus e sentimos dificuldade para falar sobre assunto que não fomos ensinados a falar sobre. Deficiência pode ser um desses assuntos.
Na nossa época, podia ser “feio” ou “má educação” falar sobre deficiências. Mas posso te garantir: conhecimento nos leva mais longe!
Então, para os pais, fica a dica:  se a criança perguntar, explique.
Se você lidar com o assunto de forma natural e ensinar o respeito ao próximo sempre, você criará um ser humano mais tolerante. O futuro agradece!

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: