A importância de voltar

Psicólogo do NAP Nemar Gil Limeira Neto – contato@napvs.com.br

Talvez você não tenha se dado conta, mas uma hora teremos que voltar: para os nossos trabalhos presenciais; para as nossas aulas; para as nossas atividades coletivas; para shows; para cinemas lotados; entre outras tantas atividades e rotinas que fazíamos em meio à multidão.

A vida humana requer coletividade e principalmente trocas. A pandemia nos exigiu distanciamento físico e não social, mas após quase 2 anos nesse processo diário de descobertas de como agir e se comportar, é preciso que entendamos mais do que nunca, que muitas coisas precisarão de ainda mais atenção no trato humano e principalmente de coletivização das responsabilidades sociais.

Há uma geração de crianças que precisará de um olhar para sua alfabetização que ficou comprometida. Há uma geração de pré-adolescentes que não deu o seu primeiro beijo. Há uma geração de adolescentes que não foi a festas de 15 anos e nem à shows. Há uma geração de adultos que não pode realizar o sonho do primeiro emprego. Há uma geração de idosos que não conheceu seus netos. E a lista de coisas que antes eram tão naturais e que agora serão tarefas mais dificultosas de se recuperar se estende.

O tempo não foi afetado, como sempre nunca o é. A vida sim. A de mais de meio milhão no Brasil, findou, enquanto a de outras tantas ficaram machucadas por essas perdas, pelas perdas de emprego, pelas perdas de conforto, mas também pelas perdas de afago diário, daquele um sorriso de canto de boca, ou das gargalhadas largas e estrondosas dadas nos intervalos das aulas ou na sala do café. O abraço naquele desconhecido na hora do gol do teu time, ou o dar a mão a um idoso ao atravessar a rua, fez falta e vai ser preciso voltar. Que a gente não estranhe e nem se sinta mal por fazer essas demonstrações de afeto alheio ou aos nossos próximos. Vai ser normal sim ter medo de ainda se contaminar, mas vai ser mais normal ainda voltar com mais humanidade e coletividade.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: