Crianças podem frequentar academias?

Karine Tonial – Graduada em Educação Física – REF 030176-G/RS

  Essa dúvida é muito comum entre pais e mães. Uma criança ou adolescente, pode iniciar a prática de exercícios dentro de uma academia?

            Por muito tempo existia um certo tabu ao falar desse assunto. A grande maioria das pessoas achava que praticar exercícios resistidos podia afetar de forma negativa no crescimento da criança ou adolescente.

Praticar musculação, é sim seguro, benéfico e indicado. A musculação é uma modalidade muito ampla, que compreende diversos objetivos. Podemos trabalhar toda a parte de desenvolvimento, controle motor, reforço em geral, além dos mais procurados como ganho de massa muscular, emagrecimento e condicionamento físico. Tudo pode ser trabalhado sem atrapalhar ou retardar a fase atual de crescimento dessa criança ou adolescente, mas sim potencializar e explorar seu desenvolvimento.

A partir dos 9 anos, a musculatura da criança está mais madura para a prática de exercícios físicos mais complexos, sendo possível o início gradual e progressivo dos exercícios e movimentos. Além disso, é muito importante destacar que todo e qualquer tipo de atividade deve ser orientada por um profissional capacitado, pois todo e qualquer exercício deve ser prescrito de acordo com a necessidade e fase que cada criança ou adolescente se encontra e ser liberado por seus pais ou responsáveis.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: