A INFLUÊNCIA DAS CORES NO AMBIENTE DE TRABALHO

Fonte: https://articles.jobconvo.com/a-influencia-das-cores-no-trabalho/ laboração: Piccolo Tintas

O psiquiatra suiço Carl Jung foi o pioneiro nas pesquisas sobre a psicologia das cores. Ele utilizou o estudo como ferramenta de psicoterapia e descobriu que cada cor tem um significado que provoca uma determinada sensação. 

Segundo Jung, quando seus pacientes se expressavam por meio das cores, eles conseguiam se recuperar de experiências traumáticas ou estressantes. 

A partir desse estudo, ele definiu os seguintes princípios básicos:

Cada cor tem um significado específico;

O QUE AS CORES QUENTES TRANSMITEM?

As cores quentes geralmente passam sensação de otimismo, entusiasmo, paixão e são representadas pelo amarelo, vermelho, roxo, rosa e laranja. Mas quando usadas em excesso, podem causar raiva e estresse no ambiente de trabalho.

Se usadas no ambiente corporativo, as cores quentes conferem uma sensação de que o ambiente é menor, ao mesmo tempo em que estimulam a mente de seus colaboradores. Isso porque essas cores estimulam o nosso sistema nervoso e cardíaco a trabalharem mais. E por isso, se usadas da forma correta, são excelentes formas de incentivar a criatividade. 

O QUE AS CORES FRIAS TRANSMITEM?

São consideradas cores frias: azul, violeta e verde. Os tons frios têm o poder de levar tranquilidade, calmaria e harmonia aos ambientes. Provocam no cérebro uma sensação de bem-estar, deixando as pessoas mais relaxadas e confortáveis. 

Essas cores se adaptam melhor a locais de trabalho que precisam passar serenidade e fluidez a seus funcionários.

Como já abordamos especificamente sobre cada cor, o verde representa a ideia de paz e equilíbrio, já o azul remete a sentimentos como amabilidade e serenidade, enquanto o violeta demonstra sensações que remetem à  espiritualidade.

QUAL É A COR DA SEGURANÇA?

As cores neutras são responsáveis por transmitir segurança e tradição. E são formadas basicamente pelo preto, branco, cinza e em outras tonalidades e intensidades, sendo as mais conhecidas o bege e o marrom. O marrom transmite seriedade, natureza e sofisticação ao ambiente. 

QUAL É A COR QUE MAIS ESTIMULA A CRIATIVIDADE?

Estudos comprovam que a cor azul é ideal para ambientes de trabalho por estimular a comunicação, a confiança e a eficiência. Nos ambientes de negócios, essa cor é usada por ser produtiva e não invasiva, além de estimular muito a produtividade. 

O verde também é conhecido como a cor da cura, por ter a capacidade de eliminar condições físicas negativas do corpo e energizar de forma positiva o ambiente. No ambiente corporativo, essa cor remete a ideia de ponderação e coerência.

QUAL É A COR QUE ESTIMULA O ESTUDO?

Para ambientes de estudo (ideais para empresas que possuem espaço para treinamentos e cursos), é recomendado o contraste entre as cores das paredes e dos móveis. Para estimular as atividades intelectuais e deixar os indivíduos ativos, podem ser utilizadas as cores amarelo, laranja e marrom. 

O amarelo por ser uma cor vibrante ajuda a estimular o sistema nervoso central, aumentando a produção de serotonina, que influencia diretamente na qualidade do aprendizado. Nesses casos, prefira o tom mais forte do amarelo, que é mais indicado para a concentração. 

O laranja também é uma cor indicada para utilizar em um ambiente para aprender, pois melhora a produtividade e a atividade intelectual. 

Já a cor marrom é associada à responsabilidade e maturidade.

É importante evitar o branco, amarelo forte, vermelho e violeta. 

QUAIS CORES REFRESCAM O AMBIENTE?

Para refrescar o ambiente, o branco é mais indicado, pois tem o poder de deixar os ambientes maiores e mais iluminados. Além disso, essa cor reflete a luz do sol, deixando o local mais claro. Como a luz se expande no ambiente, a concentração de calor na parede diminui e deixa tudo mais fresquinho.

Porém, evite colocar branco em paredes com espelhos ou objetos que reflitam a  luz solar. Isso porque o calor vai aumentar e sua parede branca não vai contribuir para refrescar o local.

LUMINOSIDADE TAMBÉM TEM INFLUÊNCIA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Para proporcionar um ambiente de trabalho agradável, também é necessário escolher uma iluminação adequada para isso. Sendo assim, é preciso compreender as necessidades e tarefas exercidas pelos colaboradores para obter a intensidade perfeita de luz e cor. 

A seguir, elencamos algumas dicas para manter uma luminosidade positiva no ambiente de trabalho:

Compreenda o espaço e tipo de trabalho;

Procure juntar os benefícios da iluminação natural e da artificial;

Mescle cores;

Busque ajuda de profissionais capacitados.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: