https://www.dicasdemulher.com.br/almoco-fitness/ Escrito por Vanessa Herrmann

Para você saber o que colocar no prato na hora de montar seu almoço fitness, a nutricionista Suzana B. Cavalini (CRN8 8502) recomenda adicionar uma boa fonte de carboidrato e uma de proteína, além de alimentos citados em outros grupos abaixo.
Relacionadas
Carboidratos
O carboidrato é a principal fonte de energia do organismo, principalmente para o cérebro. Portanto, para ter um bom desempenho e resultado em suas atividades físicas, esse macronutriente precisa estar sempre presente no seu prato. Porém, é importante escolher boas fontes de carboidratos, já que eles são transformados em açúcar na corrente sanguínea, afirma a nutricionista. Veja as opções que ela listou:
Mandioca
Batata-doce
Cará
Inhame
Batata inglesa
Arroz (integral, vermelho ou negro)
Proteínas
Segundo Suzana, “esse macronutriente tem função estrutural em nosso corpo, é ele que forma e faz toda manutenção dos nossos tecidos musculares, além de estar envolvido na produção de hormônios no nosso corpo”. Para quem for adicionar carne ao cardápio, a dica é optar pelas magras e, no caso das vermelhas, o consumo deve ser restrito a no máximo 3 vezes por semana. São boas pedidas:
Carnes
Ovo
Leite e derivados
Feijão
Ervilha
Grão-de-bico
Tofu
Gorduras
Normalmente, já há gorduras intrínsecas nas carnes. Porém, na hora de cozinhar ou até mesmo temperar os alimentos, aposte sempre em boas fontes de gorduras em quantidade moderada, recomenda Cavalini. Veja as sugestões:
Azeite de oliva extra virgem
Óleo de coco
Azeite de abacate
Óleo de girassol
Legumes
A nutricionista afirma que “é dos vegetais que vem a maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais ingerida durante uma refeição, portanto esses alimentos devem sempre estar presentes em um prato fitness”. Abaixo, ela lista algumas opções:
Berinjela
Abobrinha
Cenoura
Beterraba
Quiabo
Vagem
Folhosos
Os alimentos folhosos contam com grande quantidade de ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, vitaminas E, K, A e fibras. Além disso, também são ricos em antioxidantes, diz Cavalini. Veja exemplos do que colocar no prato:
Alface
Rúcula
Acelga
Espinafre
Agrião
Escarola
Almeirão
Crucíferos
Esse grupo também se enquadra na categoria dos vegetais, porém os itens citados abaixo são fonte de uma boa quantidade de antioxidantes e contam com sulforafano, “uma substância que estimula as enzimas do organismo que são capazes de impedir a ação de agentes carcinogênicos”, afirma a nutricionista. Vale apostar em:
Brócolis
Couve-flor
Repolho
Couve
Nabo
O que evitar
Cavalini sugere evitar carboidratos refinados, ainda mais associados a frituras, como é o caso da batata frita, por exemplo. O mesmo vale para alimentos processados como linguiça, salames e hambúrgueres. Também entram aqui as gorduras saturadas, as animais e óleos com grande quantidades de solventes, como o de soja e o de milho.
Há boas substituições para todos os itens indicados acima, então, para conseguir um almoço fitness, é preciso ter determinação e seguir todas as sugestões listadas!