Erva Mate: Origem e benefícios desta planta nativa da região sul

cini.com.br

Não tem nada melhor do que acordar cedinho e saborear um delicioso chá mate, não é verdade? O sabor inconfundível, a leveza e a sensação prazerosa que o mate proporciona ajudam a explicar as diversas maneiras que aproveitamos a folha. Seja quente no chimarrão ou gelada no delicioso, o certo é que esta erva é irresistível. 

Conheça um pouco mais sobre essa delícia abaixo e aproveite os numerosos benefícios que a erva mate proporciona. 

ORIGEM 

Esta espécie de erva é nativa do sul do país, e também pode ser encontrada em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Para o Paraná, a planta foi muito importante, já que sua exploração econômica foi determinante na emancipação política do estado. Além das fronteiras nacionais, a erva mate é encontrada no Paraguai e em algumas partes da Argentina. 

Seu nome científico, Ilex paraguariensis, foi dado pelo botânico francês Auguste de Saint-Hilaire, quando conheceu a planta em 1820, no Paraguai. Posteriormente, ao saber que a erva crescia em maior quantidade e qualidade no estado do Paraná, o pesquisador se retratou, dizendo que deveria ter nomeado a planta de Ilex brasiliensis

USO ANCESTRAL 

A erva mate era utilizada pelos índios Guarani e Quíchua, que produziam uma bebida através da infusão das folhas. Os efeitos estimulantes da planta já eram bem conhecidos por eles. Ao tomar a bebida, se sentiam preparados para realizar qualquer tipo de esforço físico por longas jornadas. 

OS BENEFÍCIOS DO CONSUMO 

Poderoso antioxidante: Segundo artigo publicado pela BBRC, a erva mate possui um efeito antioxidante poderoso, que contribui para a diminuição das taxas de colesterol ruim. Além disso, favorece a proteção das células contra o efeito nocivo dos radicais livres.

Melhora a digestão: O chá da erva também ajuda na digestão de alimentos, já que contribui na liberação dos sucos gástricos digestivos. A bebida também é diurética e auxilia na eliminação de toxinas nocivas ao organismo.

Contribui para o emagrecimento: A erva mate possui um efeito termogênico no organismo, que traz benefícios para todas as pessoas que desejam perder alguns quilos. Ao ingerir a bebida, a temperatura corporal é elevada através do estímulo dos sistemas cardiovascular, respiratório e nervoso central, tendo como resultado um aumento do metabolismo e maior queima de gordura corporal. 

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: