Hipertensão Arterial x Musculação

Prof. Esp. Paulo Johann – CREF.: 6303 G/RS – rjohann@bol.com.brrjohann@bol.com.br

A hipertensão arterial promove alterações funcionais e estruturais do coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos, levando ao aumento do risco de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.

A principal forma do tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial é o treinamento físico. Embora o aeróbio seja ainda o mais utilizado, a musculação tem papel essencial, visto que o aumento da força muscular promove menores respostas de pressão arterial sistólica frequência cardíaca nas atividades do cotidiano, consequentemente menor duplo-produto, ou seja, menor sobrecarga cardiovascular.

Uma das importantes respostas fisiológicas que a musculação também pode gerar (principalmente em hipertensos) é a hipertensão pós-exercício que é a redução da pressão arterial a níveis inferiores aos medidos antes do exercício.

Os mecanismos fisiológicos envolvidos na hipotensão pós-exercício estão relacionados às alterações neuro-humorais, como a liberação de substâncias vasodilatadoras (óxido nítrico, prostaglandinas, lactato, potássio) durante a contração muscular que levam a redução da resistência vascular periférica.

Também são importantes aspectos da hipotensão pós-exercício a mudança no ponto de ajuste dos barorreceptores, a diminuição da atividade nervosa simpática periférica refletida por vasodilatação,  o relaxamento vascular por stress e o deslocamento de líquido através das paredes capilares.

É importante sabermos que não é preciso um auto volume de treino para que essa resposta fisiológica seja gerada. Em nosso estudo (Carvalho et al.) em idosas com sobrepeso, verificamos que uma sessão de musculação de menos de 30 min totais já promoveu significativa hipofunsão pós-exercício.

A meta-análise publicada no Journal of the American Heart Association mostrou que a musculação pode promover reduções na pressão arterial que são comparáveis ou maiores do que as obtidas com o treinamento aeróbio.

Por isso dizer que a musculação aplicada como algo que visa apenas a estética é de uma estupidez gigantesca, pois a musculação quando bem aplicada e tratamento de diversas doenças cardiometabólicas, como a hipertensão.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: