Benefícios do Tomate

https://belezaesaude.com/tomate/

O tomate, fruto arredondado e de cor vermelha, é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres.
O tomate está associado a índices reduzidos de câncer de pâncreas, cervical e próstata. Ele protege o organismo de infecções bacterianas, assim como de perturbações digestivas e pulmonares. Ele age como desinflamatório, sendo também muito benéfico para a atividade cerebral.
O suco de tomate puro servido com salsa ajuda a dissolver cálculos renais. Além disso, é ótimo para combater as infecções e exerce efeito antisséptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos.
Valor Nutricional:
Ácido alfa-lipóico, Licopeno, Colina, Ácido fólico, Betacaroteno e Luteína.
O tomate contém quantidades de vitaminas (A, complexo B e C), além devsais minerais (ácido fólico, potássio e cálcio).
Licopeno
Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.
O licopeno é um carotenoide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será.
Por ser um carotenoide, o licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente azeite de oliva extra-virgem processado a frio.
Tomates cozidos são bem melhores!
O calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Sendo assim, capriche nos molhos e sopas de tomate.
É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas… fique de olho nos rótulos e observe bem os outros ingredientes, assim como o teor de calorias e sódio.
Consumo do Tomate
Versátil e saudável, o tomate pode ser consumido cru, em molhos ou desidratado (tomate seco). Para obter seus benefícios de proteção à saúde, é recomendado o consumo de pelo

menos uma unidade média de tomate ao dia (aproximadamente 100g) ou então seis unidades de tomate do tipo cereja por dia. Para aumentar a biodisponibilidade de licopeno no tomate cru, consuma o tomate com um pouco de azeite de oliva.
O tomate convencional é conhecido por conter muito agrotóxico, então, sempre dê preferência para consumir o orgânico.

Suco de Tomate
Outra maneira de consumir o tomate é na forma de suco. Ele é refrescante e muito nutritivo. E pode ser uma ótima opção para substituir os refrigerantes e as bebidas açucaradas, que engordam e não trazem benefícios. É rico em vitamina K, vitamina A, ferro, cálcio, manganês, magnésio, vitamina C e potássio.
Para fazer o suco de tomate, você vai precisar de:
2 tomates orgânicos maduros
½ copo de água
manjericão fresco a gosto
1 pitada de sal e pimenta
1 colher de sopa de azeite de oliva
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: