ESTIMULAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Fonoaudióloga Vicktória Rodrigues Martins – CRFa 7-10519  –  contato@napvs.com.br

Muito se fala sobre estimular as crianças, especialmente nesse período de pandemia com restrições de convívio. Porém, qual a importância da estimulação nos primeiros anos de vida da criança? E quais atividades podemos estar realizando em casa?

O desenvolvimento da criança ocorre de forma global, ou seja, os aspectos físicos, sociais, emocionais e cognitivos precisam ser trabalhados, construindo a formação do ser. Quando os estímulos não são suficientes ou não ocorrem, pode haver um atraso no desenvolvimento. O ambiente em que a criança vive tem grande impacto nessas questões, afinal, é onde ela passa a maior parte do tempo construindo laços e descobrindo o mundo. Uma criança que corre, brinca com outras crianças, tem contato com a natureza, canta e dança será mais ativa e desenvolvida do que uma criança que tem como parte da rotina olhar televisão por muito tempo ou ficar com o celular, sem desenvolver nenhum tipo de interação.

Nessa fase da infância, o ideal é que a criança brinque de faz-de-conta, onde pode estimular a imaginação e a imitação dos acontecimentos cotidianos. Brincar de fazer comidinha, de ser super-herói, de ter uma fazendinha com vários bichos e imitar seus sons são ótimos exemplos de brincadeiras e as crianças amam! Além disso, os pais também podem estar inserindo outros brinquedos na brincadeira, como argolas, tintas, bolha de sabão, blocos de encaixe, massinha de modelar, livros, músicas… Esses itens são extremamente úteis para estimular o compartilhamento entre os pequenos, além da coordenação motora, texturas e também, a fala.

Se o seu filho está apresentando dificuldades em algum aspecto do desenvolvimento, consulte um profissional especializado no atendimento infantil.

Publicado por revistavitrini

Revista que tem o foco de expandir negócios, promover empresas e trazer artigos de utilidade e informativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: