viafarmanet.com.br

A cúrcuma é um ingrediente com múltiplas aplicações, que passam pela culinária, medicina e até indústria têxtil, como corante natural. Suas propriedades para a saúde já são conhecidas há séculos, embora seus mecanismos de ação na prevenção de doenças só tenham sido compreendidos recentemente pelos estudiosos. Sabe-se que além de prevenir e ajudar a combater diversas doenças de origem inflamatória, a cúrcuma ainda evita o envelhecimento precoce, melhorando a saúde cognitiva e contribuindo para uma vida com mais longevidade.
No entanto, a taxa de absorção da cúrcuma no organismo (a biodisponibilidade), não é das melhores, já que o extrato é pouco solúvel em água e instável no pH intestinal. Para driblar essa desvantagem e aproveitar os benefícios da cúrcuma para a saúde, foi desenvolvida a cúrcuma altamente biodisponível, o Cureit, que conta com a tecnologia PNS. Esse método preserva a pureza do produto, aumentando a biodisponibilidade da cúrcuma em até dez vezes. Isso é possível graças à transformação da matriz do açafrão em fibras e proteínas solúveis em água – o que facilita a absorção de seus nutrientes pelas paredes intestinais.
Assim, é possível aproveitar o máximo dos benefícios da cúrcuma. Confira abaixo as cinco principais vantagens de inserir esse extrato na rotina de suplementação:
1. Booster anti-inflamatório
A cúrcuma é o ativo ideal para combater a inflamação sistêmica do organismo. Esses quadros normalmente se instalam devido a uma combinação de fatores, como alimentação desequilibrada, sedentarismo, ingestão de álcool, falta de sono, tabagismo e até exposição à poluição, aumentando a pré-disposição para diversas doenças crônicas.
2. Poder antioxidante
Devido ao combate à inflamação, que a cúrcuma promove por meio da inibição de citocinas pró-inflamatórias, também acontece a redução do estresse oxidativo. Assim, o ativo também pode ser considerado um poderoso antioxidante, capaz de prevenir o envelhecimento celular precoce.
3. Previne doenças crônicas
A ação da cúrcuma no organismo também pode ajudar na prevenção de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, diabetes e câncer, além de patologias como o Alzheimer, Parkinson, depressão, esclerose múltipla e doenças autoimunes, que estão associadas a quadros inflamatórios.
4. Ajuda a aliviar sintomas reumáticos
Graças a sua capacidade anti-inflamatória, a cúrcuma ainda pode ser muito vantajosa no combate à doenças reumáticas, como a artrite. Além de reduzir a inflamação, o ativo ainda ajuda no alívio das dores típicas desses quadros.
5. Aliada do esporte
Outra vantagem da cúrcuma é que ela pode ajudar na recuperação muscular de quem pratica esportes e exercícios físicos. O ativo diminui o estresse oxidativo que a atividade gera nos músculos, acelerando sua recuperação para a próxima sessão de treinos e ajudando a evitar quedas de performance.